IPREV PAE - Webmail ASIPESC RSS do IPREV Twitter do IPREV Newsletter Simulador de aposentadoria Intranet do IPREV
Florianópolis, 24 de Novembro de 2017.
Gestores do Iprev estudam novas ações de contenção de gastos PDF Imprimir
Seg, 11 de Setembro de 2017 17:39
Foto capa custos site

Durante reunião extraordinária realizada no início da tarde desta segunda-feira, 11/09, os diretores e gerentes do Iprev analisaram o ofício encaminhado pelo Grupo Gestor do Governo, que trata da adequação financeira para o encerramento do exercício de 2017, além da execução financeira e orçamentária para 2018 e 2019. Diante da necessidade de corte de gastos imposta a todos os órgãos de Estado, gestores da Autarquia discutiram ações que possam promover economia para os cofres públicos. “Embora o Iprev apresente estrutura entre as mais enxutas do Estado, fruto de muitas ações que já vem sendo executadas para este fim, temos o dever de sempre buscar novas possibilidades de contribuir em tão difícil momento”, destaca o presidente Roberto Faustino.

O ofício destaca a determinação do Supremo Tribunal Federal que permitiu o alongamento da dívida dos Estados com a União em 240 meses, e a concessão de redução das prestações mensais desta dívida, no período de janeiro de 2017 a junho de 2018. Em contrapartida, os estados deverão observar rigorosa limitação de despesas à variação do IPCA nos dois próximos exercícios. O documento traz ainda instruções acerca dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal em fim de mandato e do planejamento das despesas com base na Programação Financeira da Diretoria do Tesouro da Secretaria da Fazenda.   

Faustino apresentando site
Em relação às determinações financeiras e contábeis, Faustino alerta sobre o risco de penalidades pesadas para o Estado e para os ordenadores responsáveis, caso não sejam respeitadas. Todavia, reconhece que o Instituto de Previdência mantém controle rigoroso e austero sobre suas finanças. Roberto Faustino vê na reavaliação de contratos, por exemplo, uma possibilidade de redução de gastos. Por isso, anunciou que instituirá por meio de portaria a criação de um grupo de trabalho com membros de todas as diretorias, sob coordenação do diretor de Administração, Ademir Matos, com o objetivo de revisar os contratos já existentes.
 
Ademir Matos entende que qualquer contrato pode ser reduzido, porém, cabe aos gestores definir o que é necessário e rentável. Para o diretor de Administração do Iprev, as despesas com treinamento devem ser limitadas ao mínimo neste momento, e se faz urgente a necessidade de minuciosa seleção dos documentos encaminhados para digitalização, haja vista o alto custo. Os diretores e gerentes ficaram incumbidos de dividir as informações discutidas com suas equipes, para que todos sejam envolvidos no processo de aprimoramento das rotinas e consequente redução de despesas.



Assessoria de comunicação do Iprev
 
Voltar
 
Atendimento sede administrativa: 12h às 19h
Rua: Visconde de Ouro Preto, 291 - Centro Florianópolis SC CEP: 88.020-040
CGC: 83 882 498/0001-90 Fone: (48) 3229-2600
Desenvolvimento: | Gestão do Conteúdo: IPREV | Tecnologia: Open Source