IPREV PAE - Webmail ASIPESC RSS do IPREV Twitter do IPREV Newsletter Simulador de aposentadoria Intranet do IPREV
Florianópolis, 25 de Abril de 2018.
Instituto de Previdência recebe auditores da Secretaria da Fazenda PDF Imprimir
Ter, 03 de Abril de 2018 16:36
Reunião fazenda site

Gestores do Iprev se reuniram com auditores da Secretaria da Fazenda na última quarta-feira, 28, para discutir algumas questões apontadas no relatório preliminar da Auditoria Operacional executada dentro da Autarquia, com foco nos processo de aposentadoria. O presidente Roberto Faustino considerou oportuno o encontro, visto que alguns pontos devem ser esclarecidos em relação às responsabilidades do Instituto, assim como muitas das sugestões de melhorias já estão contempladas nos projetos e ações que estão em curso.

Entre outras questões, teve destaque o número de servidores afastados que aguardam a conclusão do processo de aposentadoria a mais de 60 dias, conforme Lei Complementar 470/09. Diante de um número expressivo de casos levantados e a condição de representarem custo para o governo, Faustino solicitou o apoio da gerente interina de Inativos, Carolina Rezende, no esclarecimento da questão. Carolina procurou evidenciar que dos 1071 processos encontrados, boa parte encontra-se parado por outras questões, como a necessidade de readequação legal ou inconsistências provenientes das análises dos RH setoriais.

Outra questão confrontada pela equipe da Autarquia foi a possibilidade de transferência da gestão dos processos de aposentadorias para os setoriais de Recursos Humanos. A ideia provocou contraponto da equipe técnica, principalmente por constatarem que a maioria das causas de atrasos nas análises dos processos tem origem nesses setores. “Ao indicarem os setoriais como solução para eliminar os atrasos dos processos, pode gerar a impressão equivocada de que o Iprev seja responsável”, argumentou o servidor Rogério Soares Fernandes, que atua no setor de inativos.

A auditora Luciana Bernieri Pereira procurou esclarecer que o relatório de auditoria tem o único propósito de auxiliar o Iprev no aprimoramento de suas operações internas. E argumenta que hoje o Iprev concentra sua força de ação nas atividades de forma reativa, por isso, defende que a Autarquia precisa fortalecer sua compensação e sua estrutura de inteligência. “A ideia é de fortalecer o Instituto de Previdência como unidade central dos processos”, destaca.

Roberto Faustino reconhece que o relatório tem grande relevância na melhoria dos processos internos por meio da adoção de práticas nele propostas. Contudo, alertou os auditores sobre questões que já estão sendo enfrentadas desde o ano passado. Para isso, entregou à equipe da Fazenda um relatório de atividades relativo ao projeto de ampliação da compensação previdenciária que vem sendo desenvolvido. “Assumimos um quadro de estagnação da compensação e avançamos de forma significativa”, pondera.

O presidente do Iprev destacou que o projeto iniciado internamente tem o reconhecimento e o apoio do governo do estado. E revela que os entraves relativos à dificuldade de conexão com o TCE tiveram encaminhamento, assim como as dificuldades junto ao INSS serão tratadas diretamente pelo governador Eduardo Pinho Moreira, em reunião marcada com o comando em Brasília. E informou ainda sobre a recente reunião com o secretário da Administração, Milton Martini, quando anunciou amplo apoio ao Iprev na solução das demandas que dificultam as operações, propondo estudos sobre a possibilidade de reforçar a equipe, além da automação dos sistemas de controles e alterações legislativas.

Também participaram da reunião os auditores da Secretaria da Fazenda, Clarice Taffarel e Rodrigo Stigger Dutra, além do diretor de Administração do Iprev, Ademir Matos; o diretor de Previdência, Francisco de Camargo Filho; o gerente de Planejamento, Marco Mota; o gerente de TI, Eduardo Andrada; o servidor André das Neves; e os assessores da presidência, Amilcar Braga, Saulo Vidal, Márcia Gomes e Andrea Pinto.


Assessoria de comunicação do Iprev


 
Voltar
 
Atendimento sede administrativa: 12h às 19h
Rua: Visconde de Ouro Preto, 291 - Centro Florianópolis SC CEP: 88.020-040
CGC: 83 882 498/0001-90 Fone: (48) 3229-2600
Desenvolvimento: | Gestão do Conteúdo: IPREV | Tecnologia: Open Source