O Diretor de Administração do IPREV, Abelardo Rocha Jr, a Coordenadora de Controle Interno, Dagmar Fava, os Gerente de Folha de Pagamento e de Tecnologia da Informação, Rogério Soares e Eduardo Jonker, reuniram-se na tarde desta terça, 14, com membros da Diretoria de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas do Estado, Alessandro Albuquerque e Nilson Zanatto, juntamente com o Auditor Fiscal da Fazanda, Celso Guerini.
O motivo da reunião se deu por conta de buscar alternativas para evitar os pagamentos indevidos para aposentados e pensionistas falecidos, haja vista que o procedimento vinha sendo realizado de forma manual. Portanto, o IPREV buscou junto ao TCE uma forma de aprimorar esse tipo de controle na qual também irá otimizar o trabalho em várias gerências e coordenadorias do Instituto.
Uma das primeiras soluções buscadas foi rever e criar um novo procedimento junto à Secretaria da Fazenda para operacionalizar contabilmente estes valores pendentes. A segunda questão foi buscar junto ao Selo Digital, onde se encontra os registros dos falecidos no Estado, para se criar um sistema informatizado e automatizado e evitar assim os pagamentos indevidos. O terceiro ponto será fazer o envio do cadastramento dessas informações via e-Sfinge, Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão, para que se tenha uma devolutiva de informações com cruzamento de dados que irá possibilitar identificar supostas fraudes, como por exemplo, pessoas aposentadas por invalidez que estejam exercendo alguma atividade laboral, seja na iniciativa pública ou privada, além de aferir valores devidos acima do teto remuneratório, ou que tenham acúmulos de aposentadorias e/ou de pensões.
Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação