IPREV apresenta dados sobre aposentadorias por incapacidade permanente de servidores da Segurança Pública

Em audiência pública promovida pela Comissão de Segurança Pública da Alesc, na manhã desta terça-feira (14), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, diversas entidades foram convocadas para relatar sobre as condições de trabalho dos servidores da Segurança Pública do Estado de Santa Catarina, que inclui os órgãos: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Administração Prisional e Socioeducativa e Polícia Científica.

Conforme os participantes da audiência, as tarefas dos policiais penais somada à periculosidade de sua função, às condições estruturais das unidades prisionais do estado e a falta de efetivo, levam à sobrecarga de trabalho, resultando em problemas de saúde mental nos profissionais da categoria que, em casos mais graves, terminam em suicídio.

Por conta dessas questões, o Presidente do IPREV apresentou um levantamento sobre os casos de aposentadoria por incapacidade permanente. De todos os 535 servidores aposentados da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), 77 estão aposentados por incapacidade permanente, o que corresponde a um percentual de 14,33%. Uma taxa elevada em comparação à média de todos aposentados do poder executivo que é de 7,3%, apurados no período de 2012 a 2023. Acompanhe todo o levantamento estatístico do IPREV no vídeo abaixo:

 

 

Novos Policiais

 O secretário de Estado da Administração, Vânio Boing, informou que o Governo deve confirmar nas próximas semanas o chamamento de 1,5 mil policiais penais aprovados em concurso público. Segundo ele, a nomeação se dará em três etapas, a partir do segundo semestre. Boing disse ainda que o Executivo vai investir R$ 600 milhões em presídios modulares, que devem resultar em 6 mil novas vagas no sistema prisional nos próximos dois anos. Com relação à saúde dos servidores, o secretário lembrou que no início do ano foi criada, dentro da Secretaria de Administração, uma diretoria específica para tratar da saúde dos servidores.

 

Outras polícias

O secretário-adjunto de Estado da Segurança Pública, coronel Flavio Graff, afirmou que o governo está investindo R$ 2,4 milhões em equipamentos para otimizar o trabalho das forças de segurança e lembrou que as corporações já contam com setores específicos para a saúde de seus servidores. “É um tema sensível, que não pode ser descuidado, e que trata daquilo que é mais precioso para nossas corporações”, comentou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, comentou que o governo autorizou a realização de concurso público para agentes e escrivães ainda neste ano, além de melhorias nas condições estruturais de delegacias pelo estado.

14/05/2024
Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação