Previdência vai pagar mais de R$ 1 bilhão em Joinville

A ampliação da Previdência Social em Joinville é um dos fenômenos da década. Maior formalização do mercado de trabalho e aumento real do salário mínimo são os principais fatores para o maior volume de dinheiro despejado na cidade. Há dez anos, o INSS pagou 53 mil benefícios em Joinville. O ano passado fechou em 81 mil. O que era uma despesa de R$ 283 milhões pulou para R$ 900 milhões no ano passado. Pela tendência dos últimos anos, vai passar de R$ 1 bilhão neste ano com facilidade. A Previdência gasta quase o triplo do maior empregador de Joinville, a Prefeitura. As despesas previdenciárias não são favor do governo, as pessoas contribuíram — não é o caso agora de discutir se há justiça nos pagamentos, benefícios demais ou de menos, fator previdenciário, etc. O INSS também aumentou bastante a arrecadação em Joinville, levando mais de R$ 1,5 bilhão no ano passado (não chegava a R$ 300 milhões em 2001). Apenas para constar: o fato de o INSS ser superavitário em Joinville não significa que a cidade tenha de receber mais dinheiro, a grana é repartida entre aposentados que contribuíram, tanto faz onde estejam. Mas mostra a força do mercado de trabalho.

Fonte: AN Portal