Com abrangência dos 12 municípios que compõem a ADR de Lages, o projeto piloto também foi abraçado pelo seu secretário executivo, Luiz Gustavo Bazzo Assink, que reconheceu a importância da ação para o Governo do Estado e assumiu o compromisso de fazer o trabalho de motivação junto aos servidores. “Meus pais são aposentados, por isso, conheço a realidade e as preocupações que envolvem a previdência hoje. Seremos multiplicadores da ideia e daremos suporte total ao projeto”, declara. De fato a ADR terá papel importante na logística e estruturação do atendimento de servidores ativos, que será efetuado pelos setoriais de Recursos Humanos.
Francisco Cardoso de Camargo Filho, diretor de Previdência do Iprev, chamou a atenção para o processo de construção prática do Censo, reforçando a necessidade do envolvimento maciço dos servidores, que serão os grandes beneficiados pelos resultados obtidos. “O Iprev e todos os parceiros que nesse momento erguem a bandeira do Censo Previdenciário, buscam soluções para a preocupante situação da previdência. Sem o domínio destas informações não há como avançar”, ressalta Camargo. O diretor de Gestão de Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso Mendonça, ficou responsável por apresentar informações sobre a previdência no Brasil e no mundo, fazendo também uma exposição da real situação do Iprev de Santa Catarina.
O gerente de Planejamento do Iprev, Marco Antonio Mota, completou a exposição destacando mais algumas informações sobre o Censo, enfatizando a organização operacional. Além de Mota, o gerente de Tecnologia da Informação, Marco Souza, o coordenador regional do Iprev de Lages, Augusto César Ramos Vieira, e o servidor Décio Woll Régis atuaram na organização do pré-lançamento do projeto e na capacitação dos servidores.
Treinamento atrai dezenas de servidores
O gerente de Planejamento Marco Mota apresentou o projeto do Censo de forma detalhada, destacando os objetivos específicos e o público alvo. Também ministrou uma apresentação sobre o Iprev, expondo números e projetos que a atual gestão tem encampado com foco no combate ao crescente déficit previdenciário. “Tivemos uma tarde que surpreendeu todas as expectativas. Recebemos um público interessado e extremamente motivado em participar do projeto”, reconhece Mota ao fazer um balanço sobre o primeiro dia de treinamento.
A computação dos dados obtidos pelo Censo Previdenciário será efetivada por meio de software vinculado ao sistema SIGRH, utilizado pela Secretaria de Administração. Encarregado de apresentar o programa aos participantes, o gerente de TI, Marco Souza, reconhece que o processo não ofereceu dificuldades, tendo em vista que a nova ferramenta será processada dentro do SIGRH, programa já familiar aos participantes. Souza explica que a participação no censo se dará por meio do CPF, esclarecendo que o número de vínculos registrados no sistema não será relevante. “As dúvidas que surgiram nessa primeira etapa de treinamento foram rapidamente esclarecidas. Agora esperaremos que a SEA entregue o sistema concluído até o início do mês de agosto, para a realização da segunda etapa de treinamento”.
Assessoria de comunicação do Iprev