Na 7ª Reunião de Gestores, realizada na manhã de hoje, 04, o Presidente Vânio Boing deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipe, Yuri Carioni Engelke, que assume a posição de gerente de Gestão de Pessoas. A adição de Yuri à equipe é um passo importante para fortalecer ainda mais o setor de pessoal, destacando o compromisso da organização com o desenvolvimento de sua equipe.
Uma das pautas em destaque durante a reunião foi a implantação do SISPREV Web, uma ferramenta essencial que visa modernizar e agilizar os processos previdenciários. Até o momento, o projeto já concluiu cerca de 66% de suas etapas, demonstrando um progresso significativo em direção à sua conclusão. O processo de migração de dados do atual SIGRH para o novo sistema está previsto para concluir-se na última semana do mês de novembro. A previsão é que após a efetiva migração de dados, se inicie a etapa de treinamento dos fluxos de trabalho dentro do Sistema SISPREV WEB. Para este mês de setembro também estão previstos os estudos técnicos para a integração com outros sistemas como Diário Oficial, banco de dados para verificação de óbitos, Sistema de Gestão Fiscal – SIGEF, Sistema de Recursos Humanos – SIGRH, etc.
A reunião também abordou a retomada da discussão acerca da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da cartilha elaborada para orientar todos os servidores sobre as diretrizes e procedimentos necessários para garantir a conformidade com essa importante legislação. Além disso, foi constituído um grupo de servidores encarregado de tratar das questões relacionadas à LGPD, composto pelos servidores Saulo Rodolfo Vidal, Karine Garcia, Carine P. Gandolfi da Silva, Beatriz Aly Raffaelly e Marcus Vinicio Fagundes de Oliveira. No contexto da proteção, também foram abordados outros tópicos relevantes, incluindo a possível criação de um Comitê de Ética e uma Política de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro.
Outro ponto de discussão relevante diz respeito às Resoluções de números 1, 2, 3 e 4 de 2022, que abordam os procedimentos relacionados aos processos de pensão, os níveis de atendimento da GERAT, o demonstrativo das contribuições previdenciárias, a prova de vida e a atualização cadastral. A proposta inicial é que cada gestor responsável pelas áreas abordadas por essas resoluções reveja minuciosamente essas normativas, avaliando a necessidade e a viabilidade de revogá-las ou ajustá-las. O objetivo principal é assegurar que elas estejam alinhadas com as metas e objetivos da instituição, bem como garantir uma maior agilidade e eficiência em sua implementação.
Uma das principais pautas da reunião foi sobre a proposta de segregação de massas, que busca criar um marco inicial para a implantação de um regime de capitalização e também de regulamentar o regime de proteção social dos militares e bombeiros, com gestão a cargo do Iprev. O governo tem sinalizado positivamente em relação a essas propostas, e o IPREV junto à sua Diretoria Jurídica, já está elaborando uma minuta de Projeto de Lei para a efetivação dessas medidas.
Além disso, a equipe do Iprev está se expandindo, com a chegada de 10 novos servidores e a previsão de convocação de mais 20. Essa nova composição fortalecerá ainda mais a instituição. Além dos recursos humanos, a atual gestão do IPREV, por meio da implantação da nova ferramenta Sisprev Web, almeja consolidar sua posição como o órgão gestor único da previdência, assumindo a responsabilidade pela gestão previdenciária de todos os Poderes, promovendo eficiência, transparência e excelência na administração.
Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação