Conforme agendado desde a reunião da semana passada, diretores e gerentes do Iprev se reuniram na tarde desta segunda-feira (08), para dar início ao processo coletivo de análise e resolução dos questionamentos formulados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A demanda é relativa à auditoria realizada junto ao Instituto de Previdência no ano de 2015. O presidente Renato Hinnig destacou aos gestores a importância do tema e a necessidade de integração das diretorias e gerências no processo. “Com a participação de todos os gestores na discussão, daremos agilidade no levantamento das informações e na resolução dos apontamentos”.
A diretora Jurídica, Silvana Westarb, explica que o relatório do TCE foi respondido em fevereiro de 2016 e que a questão agora gira em torno do levantamento de informações solicitadas. Depois de inteirar o grupo com um breve histórico acerca do processo, a diretora alertou que o envolvimento de todos na pesquisa e organização das informações deverá ser permanente. “As dificuldades encontradas no acesso aos dados serão recorrentes se não adotarmos meios de manter estas informações atualizadas e disponíveis”.
Os quinze apontamentos pendentes foram analisados em forma de debate e as demandas já deliberadas aos setores competentes. O diretor de Gestão de Recursos Previdenciários, Marcelo Panosso Mendonça, que coordenou a discussão junto com Silvana Westarb, também atualizou o grupo com informações sobre o andamento de alguns temas levantados pelo TCE, que estão sendo discutidos junto ao Ministério da Previdência.
Panosso sugeriu ainda que um expediente seja encaminhado a todos os gestores do Iprev, provocando a realização de diagnósticos setoriais com o objetivo de detectar possíveis falhas no armazenamento e organização de informações vitais. O presidente Renato Hinnig aprovou a ideia, entendendo que ao resolver o problema na origem não haverá mais a dificuldade em se buscar dados. E informou que o expediente será emitido via gabinete da presidência.
Assessoria de comunicação do Iprev