A quinta reunião do ano entre diretores e gerentes do Instituto de Previdência, realizada na tarde desta segunda-feira, 10/07, foi marcada pela mobilização dos gestores em torno da digitalização dos processos administrativos da Autarquia. Embora o tema seja conhecido, a discussão ganhou destaque face à oportunidade de capacitação para uso do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e), ofertada pela Escola Virtual de Administração Pública. “O processo de digitalização de processos é irreversível e já determinado pela Secretaria de Administração. Precisamos mobilizar nossa equipe para que não deixemos passar essa oportunidade de treinamento”, destaca o presidente Roberto Faustino.
Em abril deste ano a Secretaria de Administração (SEA) apresentou a nova identidade criada para o Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico – SGP-e, ferramenta utilizada pelo governo estadual para converter arquivos físicos em eletrônicos. O programa teve seu primeiro módulo experimental implantado na SEA no ano de 2009, quando se iniciaram os primeiros mapeamentos com foco em digitalização de processos. O novo momento naturalmente exige a capacitação dos usuários.
O Secretário de Administração, Milton Martini, explica que a atualização do SGP-e faz parte do programa Governo sem Papel, projeto que pretende gerar economia aos cofres públicos por meio de ações como a redução da carga operacional e tramitações desnecessárias, além da eliminação de documentos físicos. Martini destaca ainda a expectativa de ganhos em eficiência na execução de tarefas diárias, segurança das informações e transparência.
Todos os setores devem participar
O diretor de Administração, Ademir Matos, fez um apelo aos gestores para que garantam a participação de membros de suas equipes no treinamento, uma vez que a digitalização de processos abrange toda a Autarquia. Devido ao caráter temporário do curso, Matos alerta que os servidores precisam efetuar a inscrição o mais rápido possível. “A questão é de extrema importância para o Iprev, a começar pelo setor de Protocolo, que tem a responsabilidade de iniciar os procedimentos após o recebimento dos processos”, explica.
Assessoria de comunicação do Iprev