Com o intuito de buscar maior rentabilidade para o Fundo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência de Santa Catarina, o IPREV está buscando alternativas para rentabilizar os imóveis de sua propriedade.
Uma das propostas em discussão é a criação de um Fundo Imobiliário. O projeto inicial é de que se utilize os 2 terrenos localizados no bairro do Itacorubi, no município de Florianópolis para que seja construído um complexo de segurança pública e outros serviços.
O IPREV entraria no Fundo Imobiliário aportando os dois terrenos, de 17 mil m² de área, que equivaleriam a cerca de 25% do valor total do imóvel que se pretende construir. Ou seja, construída a edificação, as unidades irão gerar locação, sendo que 25% vai para o Fundo Previdenciário.
O Fundo Imobiliário possibilitará também a valorização do imóvel do IPREV.
Vale lembrar que a criação do F.I. não gerará ônus ao IPREV, pois não necessitará de aporte de recursos. Outro ponto em discussão é a criação de cotas para outros Regimes Próprios de Previdência ou Fundos Previdenciários que queiram participar do Fundo Imobiliário.
Essa alternativa possibilitará a geração de fluxo de caixa e ao mesmo tempo um desenvolvimento sócio-econômico, pois o IPREV dará um destino a uma área até então inutilizada, e resolverá o problema da Segurança Pública utilizando o terreno a serviço da população.
Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação