IPREV e CGE assinam Termo de Cooperação Técnica para fortalecer o monitoramento de despesas públicas

[ngg src=”galleries” ids=”17″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]É incontestável que o Governo do Estado de Santa Catarina está comprometido com a missão de instituir um sistema robusto de controle, prevenção e combate à fraude. Neste contexto, é essencial que os órgãos estaduais se mantenham atentos e vigilantes, tendo como princípio a missão de otimizar os procedimentos de controle e fiscalização dos recursos públicos.

Na tarde desta quarta-feira, 12, durante o evento comemorativo de 5 anos da Controladoria Geral do Estado (CGE), O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV) se fez presente e assinou um Termo de Cooperação Técnica entre os dois órgãos com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e combate à fraude e de aprimorar o monitoramento das despesas públicas do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina.

Termo de Cooperação Técnica 

O termo de cooperação técnica tem como principal objetivo a integração de metodologias entre IPREV e CGE, promovendo o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias. A iniciativa inclui o compartilhamento de informações contidas em bases de dados, além do auxílio mútuo na realização de estudos técnicos de interesse comum. Esse compartilhamento permitirá a antecipação de fatos e a implementação de soluções mais eficientes, otimizando os procedimentos de controle e fiscalização dos recursos públicos.

Um exemplo prático desta colaboração é a troca de dados sobre falecimentos de servidores e seus dependentes, uma vez que o IPREV possui mecanismos eficazes de cruzamento de dados com diversos sistemas, evitando assim o pagamento indevido de aposentadorias e pensões após a morte destes segurados. Por sua vez, a CGE irá compartilhar levantamentos de dados de servidores ativos, ou inativos, que recebam proventos acumulados com pensões previdenciárias, na qual o somatório dos proventos ultrapassem  o teto remuneratório constitucional.

A integração dessas metodologias e o intercâmbio de informações serão essenciais para aprimorar o monitoramento das despesas públicas do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina, combatendo as fraudes e garantindo que os recursos sejam utilizados de forma responsável e correta.

Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação