"A leitura é importante, abre horizontes, caminhos e nos mantém atualizados. Quem lê tem a capacidade de participar de conversas e expressar a própria opinião".
Esse é o pensamento de Terezinha Detzçl. Bibliotecária e servidora do IPREV há 34 anos. Todos os dias ela e mais cinco pessoas trabalham num lugar que ela considera: tranquilo, agradável, harmônico, com profissionais comprometidos.
A biblioteca do IPREV funciona das 13h às 18h30m, porém às 12h30m tem sempre alguém para dar as boas vindas e receber os servidores antes de começarem suas funções.
O empréstimo de livros é apenas para os servidores da casa, terceirizados e estagiários. Sendo a média de duas semanas o período para a leitura e quando se trata de livros de utilização contínua, o empréstimo dura 2 ou 3 dias. Para solicitar o empréstimo do livro é necessário apenas informar o nome, setor e ramal para contato. As pessoas que não fazem parte do IPREV como colaboradores, podem conhecer a biblioteca e utilizar o espaço físico para leitura durante o período de expediente.
Para Terezinha o movimento é fraco, ela acredita que o fato de ter um pequeno acervo e a entrada dos servidores não ser pela biblioteca, impede que aqueles minutinhos de leitura não aconteçam.
Momento especial: Atual diretoria visita biblioteca no primeiro dia de gestão e elogia os trabalhos;
Momento inusitado: Família de argentinos entra na biblioteca, achando ser um restaurante. Foram surpreendidos com a estrutura diferente do que esperavam. Conversaram com as servidoras e colaboradoras e solicitaram livros em espanhol;
Projetos futuros: Lançamento do Livro que conta a história do centenário da Previdência, Projeto do Centenário, a criação de um software para a biblioteca, a continuidade ao andamento do memorial e tornar a biblioteca um centro de referência em previdência;
O que gosta de ler: Jornal, revistas e livros de romance.
Realização: Sou realizada no que faço.
Instituto de Previdência de Santa Catarina
Assessoria de Comunicação