O Iprev realizou na tarde da última terça-feira, 13, na Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, a reunião de avaliação dos resultados do primeiro mês de atuação do projeto piloto do Censo Previdenciário estadual. O presidente do Iprev em exercício, Marcelo Panosso Mendonça, apresentou aos operadores do censo lotados nos setoriais de RH os números da previdência catarinense, reforçando os motivos e a importância do projeto para o estado. “Embora envolva diretamente servidores ativos, aposentados e pensionistas do funcionalismo público estadual, trata-se de uma questão de extrema importância para a saúde financeira de Santa Catarina, por isso, o comprometimento de todos deve ser total”, destaca.
Panosso também apresentou a minuta do decreto elaborado pelo Instituto de Previdência, que pretende regulamentar o processo de recenseamento. O presidente interino do Iprev salientou os principais aspectos do documento e abriu a discussão aos participantes, que apresentaram algumas situações enfrentadas durante o atendimento. Os recenseadores também contribuíram com sugestões e esclareceram dúvidas acerca do modelo operacional utilizado até agora. “É importante destacar que o caráter experimental do projeto piloto busca exatamente reunir essa gama de informações, permitindo o aprimoramento do projeto”, explica.
O gerente de Tecnologia da Informação, Marco Souza, reconhece que os relatos manifestados pelos operadores do censo permitiram que o corpo técnico tomasse conhecimento de inúmeras dificuldades vivenciadas durante os trabalhos. Bastante satisfeito com o resultado da reunião, Souza destaca o comprometimento dos servidores envolvidos. Durante o esclarecimento das dúvidas sobre a ferramenta utilizada no cadastramento censitário, os recenseadores demonstraram entrosamento com o software e conhecimento acerca dos procedimentos. “Com os dados obtidos nesta reunião podemos realinhar algumas ações e melhorar a efetividade do censo com novas estratégias”.
Coube ao servidor Jean Jacques Dressel Braun reforçar a importância do preenchimento dos formulários “Registro de Inconsistências” e “Registro Diário de Ocorrências”. De acordo com o servidor, o primeiro tem o propósito de identificar os possíveis casos de fraude para posterior atuação da auditoria do Iprev. E o segundo visa armazenar os problemas relativos às atividades diárias do censo, para futura melhoria dos processos e procedimentos inerentes ao projeto.
Assessoria de comunicação do Iprev