Reunião dos Presidentes dos RPPS dos Estados do Sul e Sudeste aborda temas relevantes do segmento previdenciário

Nesta sexta-feira, está acontecendo em São Paulo a reunião dos Presidentes dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) integrantes do COSUD – Consórcio de Integração Sul e Sudeste. O encontro, sediado na sede da São Paulo Previdência (SPPREV), tem como objetivo discutir assuntos de extrema importância para o segmento, trazendo à mesa temas como COMPREV, PASEP, Recadastramento e a pauta do CONAPREV.

A reunião conta com a presença dos representantes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A iniciativa de juntar esses estados visa fortalecer a troca de informações, experiências e conhecimento, além de buscar soluções coletivas para desafios comuns.

Pauta de discussões

1.COMPREV:

O primeiro tema abordado foi o COMPREV (Compensação Previdenciária), que atua como uma forma de compensação financeira entre os diversos órgãos previdenciários envolvidos, e tem como principal objetivo o equilíbrio financeiro entre os Institutos de Previdência.

2.PASEP:

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) também esteve em destaque nas discussões. Os presidentes dos RPPS debateram sobre o PL 4809/2019, e o posicionamento do Ministério da Previdência.

3.RECADASTRAMENTO:

Os líderes discutiram formas de aprimorar os procedimentos de recadastramento, visando a atualização dos dados dos beneficiários, a prevenção de fraudes e a eficiência administrativa.

4.PAUTA DO CONAPREV:

O Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (CONAPREV) possui um papel fundamental na coordenação e orientação das políticas previdenciárias dos estados. Os Presidentes dos RPPS dos Estados do Sul e Sudeste debateram pautas para a próxima assembleia do CONAPREV, buscando alinhar propostas que atendam aos interesses de suas regiões e promovam a união de esforços em nível nacional.

Promovendo o fortalecimento do segmento previdenciário

Além dos temas específicos, a reunião permitiu um espaço para os representantes dos RPPS dos estados estreitarem laços, compartilharem desafios comuns e identificarem oportunidades de aprimoramento. O engajamento dos gestores nesse diálogo enriquece o debate e fortalece o segmento previdenciário como um todo.