ORIENTAÇÕES GERAIS

Senhores(as) usuários de serviços do IPREV,

Vimos informar que a solicitação de serviços está completamente informatizada e automatizada para a abertura e tramitação inicial de processos. Desde a criação do governo sem papel, temos aprimorado as ferramentas e sistemas para a prestação de serviços de forma mais padronizada e com procedimentos delineados a fim de instruir abertura de processos, bem como facilitar a análise para os encaminhamentos necessários.

Neste sentido, o Portal de Serviços do Estado de Santa Catarina é o local onde será a porta de entrada de requerimentos e solicitações de serviços ao IPREV.

Acesso ao Portal de Serviços

A depender do serviço solicitado será exigido assinatura eletrônica pelo GOV.BR. para depois então acessar o Portal de Serviços do Estado de Santa Catarina, uma vez que se faz necessária a identificação do requerente.

Caso não possua assinatura do GOV.BR

Será necessário se cadastrar na plataforma digital do governo federal o GOV.BR, onde o usuário irá se identificar pelo preenchimento de informações e coleta de biometria para que possa posteriormente solicitar os serviços desejados junto ao IPREV/SC.

Não sabe o que é GOV.BR?

Clique AQUI. O site do governo federal descreve com detalhes os requisitos de cada nível.

Será necessário smartphone com câmera e acesso a internet para validação biométrica do usuário.

O aplicativo (App) poderá ser baixado nas lojas:

 

Resoluções

Antes de solicitar qualquer serviço é imperioso que o usuário leia as RESOLUÇÕES vigentes, pois ali estão contidas as orientações necessárias e imprescindíveis ao acesso aos serviços e a correta instrução processual. O site do IPREV também contém informações e orientações para cada tipo de usuário, portanto, antes de abrir solicitação de serviços confira se dispõe de todos os documentos exigidos. O envio de processo com inconsistências somente irá retardar a tramitação, análise e conclusão.

  Normativas para requerimento de benefícios:

  • RESOLUÇÃO IPREV nº 01/2022 – Dispõe sobre os requerimentos de pensão por morte, autuação e tramitação de processos, solicitação de senhas para consulta de contracheque e para comprovante de rendimentos
  • RESOLUÇÃO IPREV nº 02/2022 – Ficam criados níveis de atendimento para a prestação de serviços pelo IPREV aos requerentes, beneficiários, segurados e setoriais de recursos humanos e a Relação de Serviços ofertados pelo IPREV com os respectivos códigos no SGP-e e para o Portal de Serviços SC.
  • RESOLUÇÃO IPREV nº 03/2022 – Dispõe sobre o envio detalhado do demonstrativo das
    contribuições previdenciárias incidentes na folha de pagamento dos segurados e beneficiários de cada Poder ou Órgão e adota outras providências.
  • RESOLUÇÃO IPREV nº 04/2022 – Dispõe sobre a normatização e regulamentação do recadastramento obrigatório dos beneficiários do regime de previdência do Estado de Santa Catarina.
Acompanhamento da tramitação do Processo

O acompanhamento da tramitação de processos administrativos poderá ser verificado junto ao portal do Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGPe), sendo que o acesso é somente para as partes interessadas e previamente cadastradas no momento do efetivo requerimento de serviços e instrução processual, nos links indicados para cada serviço solicitado, em conformidade com as normativas (RESOLUÇÃO IPREV nº 02/2022).

Link acesso ao SGPe: CONSULTE AQUI.

Cartilha Previdenciária

A Cartilha Previdenciária tem o objetivo orientar servidores e seus dependentes, aposentados e pensionistas. Este documento tem o objetivo de auxiliar no esclarecimento de temas importantes que envolvem as questões previdenciárias do IPREV, como os tipos de benefícios concedidos e as características gerais de cada um, conforme as Leis Complementares n° 412/2008 e 773/2021. Informações mais detalhadas devem ser obtidas na secretaria, órgão ou entidade na qual exerce serviço público. CONSULTE AQUI.  

Dicas importantes

  • Mantenha seu cadastro atualizado, pois o contato poderá ser por e-mail e/ou telefone. Verifique sempre o número do telefone e e-mail, para ter certeza que se trata de contato institucional.
  • A instrução do processo é fundamental para a celeridade da análise da concessão, o completo conjunto de informações e documentos é imprescindível, a fim de evitar sucessivas diligências e demora na concessão.
  • De posse do checklist documental, junte e confira todos os documentos, validade, qualidade da cópia, resolução da imagem, reconhecimento de firma quando necessário, etc.
  • Não envie a solicitação eletrônica sem a juntada total de documentos, pois será remetida à uma fila de diligências que poderá ocasionar em prazo dilatado de análise ou mesmo arquivamento.
  • O e-mail cadastrado é muito importante, pois por ele será enviado o protocolo com o número do processo para o acompanhamento da tramitação. Portanto, certifique-se do regular funcionamento e acesso a sua conta de e-mail, bem como confira eventuais mensagens, lembrando que sempre será realizado contato pelo e-mail institucional do IPREV, através do domínio: @iprev.apps.okd4.ciasc.sc.gov.br.
ATENÇÃO:

  • O IPREV NÃO SOLICITA SENHAS ou PAGAMENTO DE VALORES para a realização de serviços.